Músicas, filmes, trabalhos de escola, fotos… Todas essas infinidades de coisas estão armazenadas no nosso HD (Hard Disk) do computador. Mas vocês já pensaram se algum dia por um acaso o HD para de funcionar? Sem mais nem menos esse dispositivo, que por sinal é bastante sensível, pode deixar de “ler” nossos dados e nosso sistema operacional. É inevitável que isso aconteça.
Mas para tudo tem uma solução, nesse caso, uma prevenção. É importantíssimo o backup (salvar uma cópia extra dos dados) dos dados de um HD, pois se estes forem perdidos por eventual falha mecânica, será muito difícil recupera-los, se for possível, recuperar.
Usuários mais modestos não têm o costume do backup (ok! Até os mais avançados, pois conheço professores meus que não praticam esse feito). Mas é fundamental executar o backup conforme você se vai adquirindo novos arquivos, ainda mais se esses dados forem importantes.
Hoje em dia ainda existe a prática do seqüestro de dados, função a qual os crackers enviam um trojan (espécie de vírus) com o intuito de encontrar arquivos que possam ser de extrema importância e criar uma forte criptografia (arquivar o arquivo com senha) para que o usuário não possa acessar o documento. Esse “crime” é um tanto comum em empresas, mas não significa que não possa ocorrer com usuários domésticos também.
Por isso é muito importante sempre atualizar os programas antivírus e sempre manter seu firewall ativado, assim sendo, seu sistema ficará um pouco mais protegido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário