sábado, 29 de novembro de 2008

Inclusão X Exclusão Digital

Hoje em dia é fundamental o conhecimento, ao menos básico de informática, seja para trabalho, ou mesmo para entretenimento.
Quem não possui intimidade com a tecnologia é dito como alguém antiquado, que tem medo do futuro e do que pode a vir com a evolução das máquinas.

Mesmo um simples professor de escola precisa saber o mínimo de informática básica para formular tanto uma prova, como uma aula interativa em PowerPoint.
Alguns admitem que são um “zero a esquerda” no assunto, dizendo que odeiam computadores e ainda incentivando seus alunos a não aderirem ao movimento tecnológico.
Mas será que isso está correto?
Vejamos:
Um aluno que não tem conhecimento algum em computação possui um professor semelhante a ele.
Um dia esse aluno conhece uma lanhouse, e lá é apresentado ao orkut, MSN, e ao oráculo Google. Descobre que com essas ferramentas é possível desbravar o mundo, conhecendo novas pessoas, culturas distintas e aprendendo os mais diversos assuntos.
Aí ele chega a conclusão que o professor dele está totalmente fora do mundo.
E prefere, desde o momento, a utilizar a web como fonte de pesquisa, ao invés do instrumento antiquado que ele possui na escola.
Resumindo: Onde fica a moral do professor?

Amigos, a inclusão digital está presente, e isso não se pode negar.
Então por favor, não tornemos essa inclusão uma exclusão.

Incentive seus pais, tios, avós, professores a utilizar o computador. Diga a eles que nunca é tarde para aprender, e que a força de vontade deve ser maior que tudo.

[Baseado na palestra de Luli Radfahrer no Descolagem #3].

Nenhum comentário: