sábado, 3 de outubro de 2009

3º Seminário de Blogs, Redes Sociais e Comunicação Digital

Na semana dos dias 21 e 22 de setembro, participei da terceira edição do Seminário de Blogs, Redes Socais e Comunicação Digital que ocorreu na universidade local (Centro Universitário Feevale).

Dias antes, recebi o convite para o evento através de divulgação da própria instituição.

Então, mesmo fugindo um pouco da minha área de atuação na TI, mas não deixando de lado a tecnologia propriamente dita, resolvi participar.

Bom, cheguei à concentração e credenciamento do evento momentos antes de iniciar, não tenho do que reclamar, o pessoal muito simpático e bem educado.

As primeiras palestras foram do Dr. Rogério Christofoletti, quem nos mostrou uma aula de jornalismo pela rede, através de Blogs, considerado o famoso “jornalismo amador” no bom sentido da palavra, é claro.

Depois, Ana Brambilla nos trouxe um pouco de seus conhecimentos em “engenharia da comunicação”, se é que existe esse termo.

Após o intervalo, estávamos prontos para prestigiar as últimas palestras da noite, iniciando com a fala de Edney Souza, o famoso Interney.

Edney nos fez conhecer sua história no ramo das comunicações digitais, contanto os relatos de trabalhos com clientes em sua agência, a Pólvora! Comunicações.

Logo depois, André Peccine representante do Google no evento, contou-nos relatos da publicidade Google de agir, falando também do porque grande parte dos produtos da empresa é beta.

Por último, mas não menos importante, Diogo Carvalho do Blog Destemperados trouxe-nos relatos de suas aventuras como crítico culinário (diz ele que não é crítico, é um consumidor normal... mas).

Isso foi o que ocorreu no primeiro dia do evento, sem mais delongas, uma noite muito agradável na presença de ilustres celebridades (pra mim são) da rede.

No segundo dia, foi algo mais modesto.

Não tivemos a presença de nenhum palestrante tão famoso, pelo menos eu não vi, pois o evento estava dividido em três oficinas e três GT´s (Grupos de Trabalho).

Eu participei de um GT (Comunicação Digital Corporativa), onde ocorreram apresentações de trabalhos para quem estava inscrito (olha, eu nem sabia, mas os participantes poderiam escrever-se para se apresentar... viu, Bial).

As apresentações estavam bastante interessantes, pois sempre é bom ouvir a opinião alheia. Encontrei até um colega dos tempos de escola lá apresentando trabalhos.

Ao final, fomos induzidos a uma discussão relacionada à comunicação e disseminação dos hypes (modinhas) da rede nas empresas.

Para encerrar o evento, nos prestigiaram com um pequeno Coffe Break, onde o network rolou solto.

Posso dizer que o evento foi muito proveitoso para mim, pois valeu sim pagar os R$ 80,00 reais de inscrição, até porque eu em certos momentos me senti um tremendo “peixe fora da água”, pois um técnico em hardware em um evento de comunicação digital... sei não...

Mas a harmonia do pessoal e descontração sempre mostrava que eu estava errado, principalmente quando eram comentados assuntos do meu conhecimento que apareceram na rede recentemente.

Sobretudo, o evento foi de extrema importância para mim.

E que venha a quarta edição.

Nenhum comentário: