domingo, 14 de dezembro de 2008

Hackers x Crackers

Muitas pessoas confundem hackers com crackers. Pois a semelhança entre esses dois grupos de estudantes, muitas vezes obsessivos, da tecnologia é grande.

Mas basicamente para diferenciar, pode ser correto pensar que hackers são os mocinhos, e crackers os vilões.

Já ouvi a seguinte frase, inúmeras vezes: “Um hacker roubou dinheiro da minha conta bancária”. Não. Os hackers não roubam, apesar de algumas vezes saberem os caminhos para o feito, não o praticam. Quem rouba são os crackers. Esses são os verdadeiros ladrões, quem torna nossa navegação na internet mais apreensiva, com medo de que nossos computadores sejam invadidos por algum deles.

Então basicamente podemos dizer que hackers são apenas aprendizes, curiosos. Muitas vezes sabem executar as façanhas, mas não as fazem. Já os crackers, assim como os hackers, conhecem as “brechas” dos sistemas e aproveitam para entrar em ação.

Os crimes virtuais estão em alta. A cada dia são criadas novas formas para pegar os usuários desavisados. Um simples clique, até mesmo em um site confiável, pode ser a porta de entrada para o “mal”.

Empresas de segurança correm com atualizações, versões mais seguras de protocolos, mas nada compensa. Pois o trabalho dos crackers é rápido. Num piscar de olhos eles já quebram as novas “regras”

O que resta a nós, simples mortais fazer, é tomar cuidado com o que fazemos na internet. Quanto aos hackers, ser um deles não é crime. Crime é por em prática os conhecimentos maliciosos. Todas as pessoas que gostam de informática e estão dispostas a estudar, mas estudar muito, podem se tornar um. Basta querer. Pois a curiosidade, a vontade de apenas conhecer o funcionamento das coisas deve ser sanada.

2 comentários:

H.P disse...

Oie!

Na minha opinião esse foi o melhor post!
Muito interessante!
Me fez conhecer os tais "Crackers"!

Blog cada dia melhor!

;)

Beijo!

Joatan Fontoura disse...

Muito obrigado, Helen!

Esse é o objetivo: fazer você e todas as outras pessoas que podem vir a visitar o blog, entender e conhecer os mitos e verdades quanto a tecnologia.

Mais uma vez obrigado pela sua visita!

Um beijo!