sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

A importância do Backup

Músicas, filmes, trabalhos de escola, fotos… Todas essas infinidades de coisas estão armazenadas no nosso HD (Hard Disk) do computador. Mas vocês já pensaram se algum dia por um acaso o HD para de funcionar? Sem mais nem menos esse dispositivo, que por sinal é bastante sensível, pode deixar de “ler” nossos dados e nosso sistema operacional. É inevitável que isso aconteça.

Mas para tudo tem uma solução, nesse caso, uma prevenção. É importantíssimo o backup (salvar uma cópia extra dos dados) dos dados de um HD, pois se estes forem perdidos por eventual falha mecânica, será muito difícil recupera-los, se for possível, recuperar.

Usuários mais modestos não têm o costume do backup (ok! Até os mais avançados, pois conheço professores meus que não praticam esse feito). Mas é fundamental executar o backup conforme você se vai adquirindo novos arquivos, ainda mais se esses dados forem importantes.

Hoje em dia ainda existe a prática do seqüestro de dados, função a qual os crackers enviam um trojan (espécie de vírus) com o intuito de encontrar arquivos que possam ser de extrema importância e criar uma forte criptografia (arquivar o arquivo com senha) para que o usuário não possa acessar o documento. Esse “crime” é um tanto comum em empresas, mas não significa que não possa ocorrer com usuários domésticos também.

Por isso é muito importante sempre atualizar os programas antivírus e sempre manter seu firewall ativado, assim sendo, seu sistema ficará um pouco mais protegido.

Nenhum comentário: