sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O Mito dos Mp...s

Algo que se popularizou nas lojas de eletrônicos nos dias de hoje, são os tão famosos Mp6, Mp7, Mp8… Celulares, tocadores de músicas, câmeras fotográficas e alguns até receptores de TV (com sinal analógico, é claro). São sem dúvida uma “central multimídia de bolso”. Em apenas um aparelho pode se ter de tudo um pouco.

Mas existe algo de errado nessa história. Alguém já parou para pensar que a nomenclatura desses equipamentos é totalmente voltada ao marketing, ou a falta de conhecimento das pessoas, sem nenhum fundamento técnico?

Pois existem os Mp3 e Mp4 Players. Nos quais, um é referente ao padrão de áudio e outro de vídeo. Ou seja, um toca músicas e o outro pode tocar além de músicas, executar vídeos também. E o que seria um MP5? É referente à que?

Amigos, o Mp3 (MPEG 1 Layer 3) não é um equipamento, e sim um formato de áudio comprimido. Os aparelhinhos que muitos de nós temos são Mp3 Players, assim como também os Mp4 Players.

Então não existe um Mp5, nem um Mp6 e derivados superiores. Tudo passa de marketing, ou simplesmente falta de instrução, pensando que o final dessas siglas iria modificando conforme a evolução.

Se você possui um aparelho multimídia como os citados no início, diga que tem um celular mais sofisticado, ou mesmo um Mp4 Player com câmera digital. Não vamos dar continuidade as mentiras que pessoas sem conhecimento inventam por aí. Seja consciente: só existe Mp3 e Mp4 Players. O restante é invenção.

2 comentários:

H.P disse...

Oie!

Jo.
O blog ta muito bom!
Adoro todos os posts!
Passo todos os dias por aqui!
To aprendendo varias coisas!

Mais só uma coisinha!
Tipo "um pedido".
-Atualiza ele com mais frequencia,
Pq po Joatan fica esperando uma semana pra le alguma coisa nova é dificil¬¬

hehe..
Brink's vai!

Beeijo.

Joatan Fontoura disse...

Olá Helen querida!

Muito obrigado pelas suas visitas e peloscomentários!

Fico muito feliz que alguém já visita o blog diariamente.

Pode deixar!
Vou atualizar com mais frequência.

Obrigado mais uma vez!

Um beijo!